Perguntas e Respostas

 

 

Usando o Linux, corro algum risco quanto a fiscalização de Software?

Usando Linux não há riscos. O Linux e grande parte dos seus aplicativos está sob a Licença Pública GNU (GPL), sendo de uso público, não precisa de nenhum tipo de comprovante de compra ou qualquer outro documento que comprove a sua propriedade.

Minha empresa corre riscos por não estar com softwares devidamente licenciados?

Empresas ou Órgãos Públicos, todos podem ser multados por não pagarem as devidas licenças dos softwares utilizados. Conforme o Art. 12. da "Lei de Software", violar direitos de autor de programa de computador: Pena - Detenção de seis meses a dois anos ou multa que pode chegar a multiplicar o valor do software irregular.

Quem incorre, vende, expõe à venda, introduz no País, adquire, oculta ou tem em depósito, para fins de comércio, original ou cópia de programa de computador, produzido com violação de direito autoral tem a pena agravada, que vai de um a quatro anos de prisão e multa.

Não tenho licenças dos sistemas e programas usados em minha empresa ou residência, assim estou irregular?

Sim, ao adquirir o computador, de marca ou montado você tem que comprar as licenças de uso do Sistema Operacional da máquina (Ex.: Windows, Novell, OS2...) e também licenças de aplicativos usados (Ex.: Editor de Texto, Planilhas Eletrônicas, ZIP, Antivírus...), caso contrário sua empresa estará irregular, infringindo a lei LEI Nº 9.609, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 que dispõe sobre a proteção de propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências.

Para qual atividade comercial o Linux é mais indicado?

Não há restrições quanto ao tipo de empresa ou indústria que pode fazer o uso do Linux. Basta escolher a distribuição que mais atende as necessidades dos usuários e começar a mudança ou implantação.

Qual Distribuição Linux instalar?

Não existe um melhor linux, e sim um que se adapte melhor a suas necessidades. É comum usuários com experiência indicarem a sua distribuição Linux como sendo a perfeita a um iniciante. Mas é aconselhável que você mesmo instale as distribuições e as experimente, tirando assim suas próprias conclusões sobre qual a melhor distribuição para você.

Como saber se meu hardware vai ser suportado pelo Linux?

Atualmente os problemas de hardware no linux são muito menores do que alguns anos atrás. Isso porque o kernel do linux, está em pleno desenvolvimento e novos suportes de hardware são acrescentados corriqueiramente. É muito importante que você verifique antes de instalar qualquer linux os dispositivos instalados, para verificar se eles são suportados pelo Linux, principalmente placas de vídeos e a maior dor de cabeça dos usuários os modems. Você pode descobrir facilmente a marca e o modelo do seu dispositivo através do Gerenciador de Dispositivos do Painel de Controle do Windows.

 

 

.: Redes Sociais :.

Curta a Makedonos Informática no Facebook! Siga @makedonosinfo no Twitter! conheça o BLOG da Makedonos Informática Siga a Makedonos Informática no Linkedin! Entre para a comunidade da Makedonos Informática no Orkut!

.: Produto em Promoção :.


Principal | A Empresa | Serviços | Loja Virtual | Clientes | Suporte | Contato | Mapa do Site

Copyright 2008 Makedonos Informática - Todos os direitos reservados. Leia o Aviso Legal e Política de Privacidade